Nova API da REDEMET
Já está disponível a nova API de dados meteorológicos da REDEMET.
Agora com nova tecnologia e com muito mais produtos à disposição da comunidade.
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Neste dia 23 de março, em que se comemora o Dia Meteorológico Mundial, prestamos nossas homenagens a todos aqueles que, nos mais diversos órgãos de Meteorologia do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), exercem seu trabalho em prol da segurança das operações aéreas.
Ciente da importância da Meteorologia Aeronáutica no desenvolvimento da navegação aérea, a Força Aérea Brasileira, por intermédio do DECEA, tem envidado esforços no sentido de promover a modernização dos equipamentos e o emprego de tecnologias de última geração nas atividades de coleta, processamento e divulgação dos produtos meteorológicos aos usuários.
Nesse sentido, o DECEA está promovendo neste ano de 2018, em consonância com a DCA 11-45 “Concepção Estratégica – Força Aérea 100”, uma profunda reestruturação no que se refere à confecção das previsões meteorológicas, integrando as atividades dos diversos centros meteorológicos em um único centro: o CIMAER, Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica. Com isso, toda a elaboração das previsões estará centralizada em um único órgão, otimizando o emprego e o gerenciamento de recursos humanos e materiais, promovendo a elevação no nível de qualidade dos serviços prestados aos usuários.
Não podemos deixar de lembrar a adoção do autoatendimento nos Centros Meteorológicos de Aeródromos (CMA), levando às mais distantes e remotas localidades um serviço meteorológico de alta confiabilidade e qualidade. É importante salientar a implantação das Estações Meteorológicas Automáticas (EMS-A), que, mesmo sem a presença do observador, possibilita a operação do AFIS Remoto, atendendo às necessidades dos aeronavegantes em locais inóspitos onde, economicamente, não se justifica a presença dos operadores.
No entanto, tenho a plena consciência de que não teríamos chegado a este nível de excelência na qualidade do Serviço Meteorológico Aeronáutico no Brasil, sem a inestimável dedicação dos nossos meteorologistas, que, diuturnamente, executam seu trabalho, com abnegação exemplar, nos mais diversos e longínquos órgãos de meteorologia aeronáutica distribuídos por todo o território nacional, garantindo a segurança dos usuários e contribuindo para o desenvolvimento e a integração nacionais.
Por ocasião deste Dia Meteorológico Mundial, 23 de março, cumprimento e parabenizo a todos os meteorologistas do SISCEAB pelo excelente trabalho desenvolvido em prol da Meteorologia Aeronáutica brasileira.
Ten Brig Ar Jeferson Domingues de Freitas
Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo
Está disponível na REDEMET o produto de Cartas de Superfície.
Novo produto encontra-se em Produtos->Cartas Meteorológicas.
O Dia Mundial da Meteorologia é celebrado em 23 de março, em homenagem a todos os meteorologistas que, monitorando as condições de tempo e elaborando previsões meteorológicas aplicadas a diversas áreas da sociedade, tais como a agricultura, a economia e a defesa civil, contribuem sobremaneira para o desenvolvimento econômico do nosso País e na prevenção e adoção de ações frente aos desastres naturais causados por eventos meteorológicos severos.
Nesse contexto, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), diante do acelerado incremento da navegação aérea, se prepara para enfrentar os novos desafios que se apresentam, iniciando, dentre outros, um processo de reestruturação dos centros meteorológicos, com vistas à criação do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), que irá concentrar as atividades de previsão meteorológica no âmbito do SISCEAB em um único órgão, possibilitando, desta forma, a racionalização no emprego de recursos, humanos e materiais.
Ainda, nesse processo, o DECEA vem automatizando a sua Rede de estações meteorológicas com a implantação de estações meteorológicas de superfície automáticas (EMS-A), nas localidades de interesse, gerando e disponibilizando informes de aeródromo (METAR) sem a intervenção humana, de forma que os meteorologistas e os aeronavegantes tenham conhecimento das condições de tempo nos aeródromos, mesmo fora do horário de funcionamento.
Outro ponto a ser destacado é a implantação do Sistema de Monitoramento de Tempo Severo Convectivo (STSC), disponibilizado na REDEMET, que informa aos centros meteorológicos e aos demais usuários da Meteorologia Aeronáutica a ocorrência e a localização de áreas de mau tempo que possam impactar as rotas aéreas.
Todas essas iniciativas têm como objetivo o aumento da qualidade e da eficácia na prestação do Serviço Meteorológico Aeronáutico no âmbito do SISCEAB, com impactos positivos no planejamento e na segurança dos voos, na otimização das rotas aéreas e na redução do consumo de combustível das aeronaves.
No entanto, tenho a consciência de que, mesmo com todos esses avanços, nada disso seria possível sem a participação dos nossos profissionais de meteorologia que, com extrema dedicação e profissionalismo, trabalham nos órgãos de Meteorologia Aeronáutica nas mais diversas localidades do nosso Brasil.
Por fim, cumprimento a todos os meteorologistas do SISCEAB e reafirmo a minha confiança no trabalho realizado, expressando as mais sinceras homenagens por ocasião do Dia Mundial da Meteorologia.
Ten Brig Ar CARLOS VUYK DE AQUINO
Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo
Corrigido inconsistências referente as Cartas de Vento nos seguintes quesitos:
1 São incluídas, em um canto da carta, as seguintes informações: o símbolo de materiais radioativos; latitude/longitude do local do acidente; e data/hora do acidente. Deve-se, também, verificar mensagens NOTAM para ver se há outras informações a serem adicionadas.
2 São incluídas, em um canto da carta, as seguintes informações: o símbolo de erupção vulcânica; nome e número internacional do vulcão (se conhecido); latitude/longitude; e data/hora da primeira erupção (se conhecidos). Deve-se, também, verificar mensagens SIGMET e NOTAM/ASHTAM para cinzas vulcânicas.
3 Símbolo de precipitação congelante formado sob temperaturas muito baixas, não se refere à formação de gelo devido à precipitação que entra em contato com a aeronave.
NOTA : As alturas entre as quais os fenômenos são previstos ocorrerem, serão indicadas como especificado na legenda da carta: o topo sobre a base.
1 Os algarismos dentro do símbolo representam a altura total das ondas, em pés ou metros.
2 Os algarismos dentro do símbolo representam a temperatura da superfície do mar, em °C.
3 Este símbolo se refere às áreas extensas de vento forte à superfície, onde a sua velocidade exceda a 30 kt (60 km/h).
CI | - CIRRUS | SC | - STRATOCUMULUS |
CC | - CIRROCUMULUS | ST | - STRATUS |
CS | - CIRROSTRATUS | CU | - CUMULUS |
AC | - ALTOCUMULUS | CB | - CUMULUNIMBUS |
AS | - ALTOSTRATUS | TCU | - CUMULUS EM FORMA DE TORRES |
NS | - NIMBOSTRATUS |
NUVENS (EXCETO CB) | |
FEW | - POUCO (1 A 2 OITAVOS) |
SCT | - ESPARSO (3 A 4 OITAVOS) |
BKN | - NUBLADO (5 A 7 OITAVOS) |
OVC | - ENCOBERTO (8 OITAVOS) |
NUVENS (SOMENTE CB) | |
ISOL | - CB INDIVIDUAIS (ISOLADOS) |
OCNL | - CB BEM SEPARADOS (OCASIONAIS) |
FRQ | - CB COM PEQUENA OU NENHUMA SEPARAÇÃO (FREQÜENTES) |
EMBD | - CB EMBUTIDOS EM CAMADAS DE OUTRAS NUVENS OU ENCOBERTOS POR NÉVOA SECA (EMBUTIDOS) |
A HASTE INDICA A DIREÇÃO DO VENTO E O NÚMERO DE REBARBAS E/OU BANDEIROLAS CORRESPONDE À VELOCIDADE; UMA BANDEIROLA CORRESPONDE A 50 KT, UMA REBARBA A 10 KT E MEIA REBARBA A 5 KT |
Corrigido bug's referente a:
Encontra-se disponível arquivo de ajuda sobre os produtos de Radar Meteorológico.
Já está disponível na Internet o novo vídeo Institucional do DECEA!
Assista aqui!